sexta-feira, 22 de junho de 2012

DOR DE CABEÇA



Uma dor comum na maioria das pessoa e que muitas vezes incomodam tanto,começa lentamente e vai aumentando,a ponto da pessoa perder sua concentração e seu equilíbrio físico tendo que se deitar e ficar quieto para que essa dor passe, o texto a seguir retirado do Google informa sobre esse terrível mal. 

dor de cabeça, também chamada de cefaleia, é um problema muito comum na sociedade, podendo afetar qualquer pessoa, independente de idade, raça ou nível social. Por vezes, a frequência e a intensidade das dores de cabeça podem afetar a rotina da pessoa, causando alguns prejuízos em sua qualidade de vida.
Existem mais de 150 tipos de dores de cabeça. Eles são divididos em primários e secundários.

Neste artigo serão focadas as dores de cabeça primárias, que são mais comuns e são decorrentes de distúrbios bioquímicos do cérebro que prejudicam os neurotransmissores, causando a dor. Dessa forma, elas mesmas são a doença e o sintoma. As dores de cabeça primárias podem ser do tipo enxaqueca, a mais conhecida; do tipo tensional; cefaleia em salvas e hemicranias paroxísticas.

Enxaqueca

Dor de cabeça unilateral, e às vezes bilateral, é mais comum entre as mulheres, com intensidade variando de moderada à intensa, e geralmente acompanhada por náuseas, vômitos, fobia à luz, ruídos ou cheiros. Com frequência variável, pode ter causas físicas ou emocionais, como estresse, TPM, determinados tipos de alimentos, etc. Esforços físicos pioram a dor que pode ter duração de 4 a 72 horas. Acredita-se que a enxaqueca tenha caráter hereditário.

Dor de cabeça tensional

Classificada como o tipo mais comum de dor de cabeça, é causada principalmente por estresse ou cansaço. Outras causas podem ser: alterações nos olhos, pescoço, dentes, maxilar ou postura incorreta. Acometem mais mulheres e a intensidade varia de leve à moderada. São dores que podem durar algumas horas ou dias, e se agravam com o estresse, esforço físico e excesso de trabalho. As pessoas com esse tipo de dor podem sentir náuseas ou fobia à luz e ruídos.

Cefaleia em salvas

Dor rara com causas ainda desconhecidas, que acomete mais homens. É um tipo de dor muito intensa (alguns pacientes chegam a bater com a cabeça na parede como uma forma de aliviar a dor). Pode ocorrer várias vezes ao dia, e deitar se torna um fator extremamente agravante. Pode durar de 15 a 180 minutos, associada aos seguintes sintomas: olhos vermelhos, lacrimejamento, corrimento e congestão nasal, sudorese, contração da pupila, queda da pálpebra do mesmo lado da dor e edema facial.

Hemicranias paroxísticas

É uma dor incomum, mas não rara. Facilmente confundida com enxaqueca, cefaleias em salvas e até sinusite. Pode ser uma dor intensa e severa ou pulsátil e moderada, podendo durar de 5 a 45 minutos. São acompanhadas por dor intensa nos olhos, têmporas, fronte e malar, olhos vermelhos, lacrimejamento, entupimento e corrimento nasal. As crises podem ocorrer diversas vezes ao dia, em dias seguidos ou com intervalos.

As dores de cabeça classificadas como secundárias são dores causadas por algum tipo de doença, como aneurismas, meningite, tumores cerebrais, problemas nos olhos, ouvidos, garganta, gripe, resfriados, doenças do corpo em geral, doenças nos vasos sanguíneos, pancadas na cabeça, aumento da pressão intracraniana, anatomia e fisiologia do crânio, entre outros. 

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

terça-feira, 19 de junho de 2012

Mente Tranquila

Estou com pressa!
Estou atrasada!
Não tenho tempo!
Minha vida é uma correria!
Essas são algumas das frases rotineiras que usamos no dia-a-dia.
Quantas vezes falamos ou pensamos estou cansada?
Nossa mente é um turbilhão a todo instante, estamos sempre preocupados no minuto seguinte, precisamos parar e relaxar nossa mente.
Você já parou para pensar que tudo que vamos fazer primeiramente temos que pensar para depois concretizar a ação é nessa hora que temos que tranquilizar nossa mente e nos preparar para a ação a ser realizada.
Muitos problemas de saúde estão relacionados a nossa mente, a nossa maneira de pensar. vejamos o seguinte exemplo, se estamos com dor de cabeça geralmente ela vem de  uma preocupação que ficamos o tempo todo na mente,  pensando, como vamos resolver? E esse pensamento gera um incomodo que acabamos por afetar o nosso sistema neurológico, outro exemplo é de quando ficamos cansados e consequentemente a dor de cabeça acompanha, porque ficamos o dia  fazendo nossas tarefas da pior maneira: agitados, estressados, nervosos e aborrecidos. Agora vamos inverter tal exemplos se com a mente relaxada, tranquila e harmônica, fizermos nossa tarefa consequentemente não teremos dor de cabeça.  Isso porque quando estamos com a mene tranquila tudo fica em perfeita sintonia, conseguimos pensar  e analisar os fatos com mais clareza e assim obter melhores resultados.  

EXERCICIO BEM SIMPLES PARA ACALMAR A MENTE

Sente-se confortavelmente.
Acerte a sua postura.
Feche os olhos.
Pense em um lugar agradavél.
Respire lentamente.
Fique assim por alguns instantes.

Com certeza você se sentirá bem melhor e com a mente muito mais tranquila.


                                                                      Joyce Maria Dutra

terça-feira, 5 de junho de 2012

ÁGUA UM BANHO DE SAÚDE


Beber água, mas muita água, parece que está na moda hoje em dia. Atrizes, modelos e gente malhadora afirmam ter sempre a seu lado uma garrafinha cheia, seja no carro, no trabalho, onde for. Mas, muito tempo antes da água virar dica de beleza, nossas avós já sabiam da importância dos famosos oito copos ao longo do dia. Talvez não conhecessem exatamente seus benefícios. Talvez não soubessem, por exemplo, que tomar água ajuda a emagrecer e deixa a pele mais bonita.

Que tal nos transformarmos em um simples gole d'água - pura, é claro - e embarcarmos garganta abaixo? Só para ver por onde a água anda e o que faz dentro de um organismo. Para começar, saiba que ela compõe, nada mais, nada menos, cerca de 75% do nosso corpo - "assim como na Terra, composta por ¾ de água", lembra o dr. Wilson Rondó Junior, de São Paulo, especialista em cirurgia vascular e medicina preventiva, traçando um paralelo. Podemos dizer até que ela é onipresente, pois, de fato, está por toda a parte, fluindo pelo sistema circulatório. Veja só: cada uma das nossas células (imagine quantas...) tem o auxílio da água para dar conta de suas funções. "O líquido age como um solvente no interior de cada uma delas, absorvendo e eliminando toxinas produzidas pelo organismo", explica Rondó. 
Basicamente, somos seres dependentes da água. Ela participa de todas as funções orgânicas: facilita a digestão, equilibra o intestino, está presente na saliva, nas lágrimas, na transpiração, no suco gástrico, no sangue, na urina (previne infecções urinárias, porque leva impurezas para fora), evita complicações hepáticas (porque impede que toxinas se depositem no fígado), impede a formação de cálculos na vesícula e nos rins (pois não permite a concentração de minerais que formam as calcificações; um detalhe: o sangue faz circular diariamente 1,5 litro de água nos nossos rins), torna o organismo menos predisposto a quedas imunológicas (por eliminar toxinas), ajuda a evitar a pressão baixa, regula a temperatura interna e, por fim, esse precioso líquido ainda tem a insubstituível tarefa de transportar nutrientes para os órgãos.
Beleza básica 
Pode existir algo mais natural e simples do que se manter bonita utilizando água? É, não há. Basta tomar dois litros ao longo das 24 horas. E não de uma vez só, porque aí não adianta nada: elimina-se tudo rapidamente pela urina, sem dar tempo para a água limpar o organismo. 

A água lava o corpo por dentro e por fora. Os resultados são sentidos na pele, pois ajuda a mantê-la suave e flexível, retardando, inclusive, as rugas. Da mesma forma, dá força às unhas e cabelos, porque é o melhor hidratante. E, com os benefícios à circulação, ainda evita olheiras. 

A própria pele dá sinais de que o organismo precisa de mais água. São eles: ressecamento, descamação e enrugamento. Costuma-se dizer que as primeiras ruguinhas surgem após os 30 anos. Acontece que, depois dessa idade, as glândulas sudoríparas diminuem suas atividades, tornando a pele mais fina, e menos hidratada.

Nesses casos, o dermatologista Valcinir Bedin, da Clínica Stöckli, de São Paulo, indica as hidratações externas. "No caso de cremes e loções hidratantes, os princípios ativos utilizados são o PCNA, o NMF, o ácido hialurônico, o colágeno e a elastina, que agem impedindo que a água saia do organismo pela transpiração natural. Mas a ação é restrita, já que apenas 10% dos ingredientes são absorvidos pela pele e, ainda assim, apenas até a camada córnea (externa, composta de células mortas). Esses princípios ativos eliminam células mortas, deixando a pele com um toque suave", explica.

Por outro lado, a pele é permeável a determinados princípios ativos, desde que preparados com a tecnologia dos lipossomas, espécie de microcápsulas que imitam as células. Eles levam os princípios ativos para dentro das células (as verdadeiras), misturando-se entre elas. 
Já os produtos umectantes formam uma barreira, através de silicone e óleos, que ajuda a manter a pele hidratada, pois, da mesma forma que os hidratantes, também impedem a saída da água pela pele. Já as pessoas com pele oleosa contam naturalmente com essa proteção. 

Quanto aos cabelos, acredite: beber água ajuda a evitar a caspa. E se o cabelo estiver quebradiço e seco, tudo bem, pode ser falta d'água, mas você já sabe: ar-condicionado, Sol (que causa evaporação), cloro em excesso e agressões químicas também os deixam danificados. Para tratá-los, além de beber água, o dr. Bedin recomenda banhos de creme com lanolina ou vaselina. E, para evitar que fiquem ressecados, novamente, lembre-se de beber água, e use xampus com filtro solar e um pouco de derivado de silicone só nas pontas. Celulite e emagrecimento 

Aqui inicia-se um capítulo à parte. Como a água é levada para todo o organismo através do sistema circulatório, quanto mais dela bebermos, mais nos beneficiamos, em termos de saúde e vitalidade. Inclusive no quesito celulite. Esse probleminha detestável é um conjunto de células de gordura que contêm água. "Quem toma pouca água, pode ter má circulação e, por conseqüência, falta de drenagem linfática", afirma o dr. Bedin. Trocando em miúdos: a água que você bebe ajuda a eliminar a gordura dessas células, diminuindo ou evitando a celulite. E se ela leva gordura para fora, naturalmente colabora no emagrecimento. 

O médico Wilson Rondó acrescenta que, ao tomar água na quantidade adequada, "a retenção de fluidos e de sódio decresce; as glândulas e hormônios aumentam suas funções; o fígado trabalha melhor e, portanto, expele mais gordura e, por fim, a fome é diminuída". 

Mas a água ajuda a emagrecer também por outro motivo. Enquanto você está com o estômago cheio de água, dificilmente vai lembrar de comer, pois terá a sensação de que está satisfeita. 

E, durante as refeições, vale tomar até um copo de água, sem problemas. Em quantidades maiores, o líquido pode tomar o espaço da comida e, depois, atrapalhar a própria digestão. Vida ativa 

Quem pratica alguma atividade física deve tomar água antes, durante e depois dos exercícios, para manter o organismo hidratado e, assim, garantir um rendimento maior. "Quando um corpo recebe água suficiente, trabalha na potência máxima", diz Rondó. Isso vale não só na hora do esporte, mas também no trabalho e em todos os outros momentos do dia. A sensação de bem-estar depois de algumas goladas já explica por si só como é bom virar aqueles copinhos. Em termos técnicos, "a reidratação é importante para repor as perdas de eletrólitos e do fluido metabólico", acrescenta o médico. 

Além disso, a água age como um absorvente de impactos para as articulações, ossos e músculos, algo comum entre atletas. Segundo o cirurgião vascular, "a falta de água - mesmo para quem não pratica atividade nenhuma - pode causar alteração da viscosidade do líquido sinuvial, que lubrifica e amortece impactos articulares". Um sintoma disso são aqueles estralos nas articulações quando uma pessoa se abaixa ou levanta. O dr. Rondó diz que isso pode levar a inflamações das articulações, dando início a um processo de artrose. 

Então, já sabe: beba oito copos dos grandes, de 250 ml. Divida-os ao longo do dia. Faça algo por você mesma e dê um banho de saúde em seu corpo. Cuide bem do que é seu.



 ALIMENTOS RICOS EM ÁGUA! 

O seu consumo, assim como a ingestão de líquidos, facilita o emagrecimento, pois ajuda a ampliar a saciedade. Se o corpo estiver suprido de água e bem hidratado, certamente o apetite diminuirá. Frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam a retenção de líquidos com eficiência. Estão na lista: pêra, maçã, melão, melância, abacate, banana, manga, água-de-coco, pepino, aipo, agrião, cenoura e beterraba.

Fonte: Terra revista/ Água / Por Yara Guerchenzon Fotos Zena / Mondadori Press
 

As dicas deste portal não dispensam a consulta a um especialista ou acompanhamento de um médico.  Queremos apenas ser fonte de orientação e estudo.